🔒 Fatores que influenciam uma distribuição Porta-a-Porta.

Fique por dentro de alguns dos principais desafios enfrentados pelo distribuidor para garantir que o seu planejamento de distribuição de material gráfico seja mais assertivo!

Fatores Climáticos

Sol, chuva e vento podem prejudicar a operação de distribuição das mais diversas maneiras. O sol excessivo, por exemplo, pode comprometer a equipe de distribuição durante o trabalho, pois nessa condição a desidratação e a fadiga vêm rápido, fazendo com que a produtividade na entrega caia consideravelmente. Por isso, certifique-se que a empresa contratada para fazer a distribuição ofereça as condições ideais de trabalho para que a equipe de distribuição faça um serviço completo, cedendo bonés e protetor solar para uso durante a operação, além de exigir pausas contínuas para o funcionário beber água. Dessa forma, você garante agilidade e ritmo de entrega durante todo o percurso!

Outros fatores, como o vento, podem interferir na efetividade da entrega. Afinal, com uma ventania daquelas, é pouco provável que o seu panfleto fique parado no lugar, então, é bom dar maior atenção na colocação do material, seja no portão ou na caixa de correio, nesses dias. O mesmo acontece em dias chuvosos – a chuva danifica o material a ser distribuído, fazendo seu investimento – literalmente – ir por água abaixo.

Fatores Geográficos

Um detalhe importante para ficar atento é a área onde o material será distribuído. Primeiramente, é fundamental entender qual o público-alvo da sua marca e qual o público que vive ou trabalha na região escolhida para a distribuição, pois conhecer o público alvo do material divulgado permite um retorno maior do investimento feito na sua distribuição. O geomarketing é uma ferramenta importante nesse caso, pois é ele quem aponta as áreas com maiores oportunidades para distribuição, atingindo seu público em cheio!

Fatores Gráficos

O tipo de material que está sendo entregue também influencia o trabalho de distribuição. Afinal, o recomendado para que não haja problemas de saúde para quem está distribuindo é carregar, no máximo, entre 6 a 8 quilos, o que equivale em média a 2.000 panfletos. Esse número é baseado em um *estudo onde um carteiro deve carregar, no máximo, 10 quilos sendo homem e 8 quilos sendo mulher, evitando assim, a baixa produtividade e sérios problemas lombares. Então, o tipo de material e o seu peso influenciam não só na saúde, mas também no tamanho da equipe que fará o trabalho.

*Fonte: http://www.sintect-sp.org.br (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba).

Outro ponto para ficar atento são as dobras. Elas precisam ser pensadas de uma forma em que o nome do cliente fique sempre para frente. Saber onde e
como colocar o material de forma visível e preso ao portão é uma garantia de cuidado com a sua marca, maximizando o impacto do material.

Outras Questões Importantes

Existem outros pormenores que a equipe que fará o trabalho deve estar preparada para lidar no seu dia a dia. É o caso da negatividade e descortesia no recebimento do material, além de casos com animais de estimação que podem chegar à porta. Saber lidar com estas situações é fundamental para que a sua marca não saia como vilã na história, evitando confusões.

Ruas interditadas e roupas e calçados inadequados também comprometem a operação. Por isso, são necessários uniformes para melhor identificação, além de bolsas e tênis apropriados. Isso dá um aspecto profissional para a equipe, garantindo grande credibilidade na entrega.

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