🔒 7 coisas que você não sabia sobre a distribuição de folhetos

A distribuição de folhetos é uma das estratégias mais tradicionais de divulgação de uma empresa. Eles carregam informação e conteúdo, trazem o consumidor para dentro da loja e geram mais vendas para o negócio, muitas vezes de maneira imediata.

Quem nunca recebeu um material com as principais ofertas da semana de um supermercado? No setor supermercadista, por exemplo, os folhetos têm um papel essencial para atrair o consumidor. Porém, sem estratégia e inteligência por trás da distribuição do material, ele pode alcançar as pessoas erradas e ser simplesmente ignorado pelo público.

Agora, então, vamos ver alguns pontos importantes ― sobre os quais você talvez nunca tenha pensado! ― sobre a distribuição de folhetos:

1. Planejar é preciso

Em muitos varejistas, os folhetos são colocados na sacola do cliente que acabou de fazer uma compra. Mas faz sentido divulgar as ofertas do dia para quem está indo embora da loja? Na maioria das vezes, essa pode não ser uma boa estratégia.

Portanto, distribuir folhetos demanda planejamento. Qual é o seu objetivo com o material? Qual público você quer alcançar? Quais ofertas estão sendo divulgadas? Dessa forma, você tem clareza sobre quais pontos do bairro ou da cidade o seu material deve alcançar.

2. Existem diferentes maneiras de distribuir folhetos

A distribuição de folhetos pode acontecer de três principais maneiras: na rua (método chamado de “ponto fixo”), porta a porta ou como mala direta.

Com o ponto fixo, você alcança o consumidor enquanto ele está se deslocando ― indo para a academia ou voltando para a casa após o expediente, por exemplo. É importante pensar nesse contexto para entender como ele vai receber a sua mensagem. Além disso, é preciso se informar se a sua cidade permite esse tipo de distribuição nas ruas (em São Paulo capital, por exemplo, é proibido).

Já na distribuição porta a porta, ele recebe o seu material em casa. Dessa forma, você pode segmentar o público que tem o perfil desejado pela empresa, a partir do cadastro de clientes da loja. O mesmo acontece com a mala direta, que tem ainda um diferencial: ela pode ser personalizada para cada pessoa, com conteúdos e ofertas exclusivos.

3. Não é só folheto: você também pode distribuir amostras

Pensa que só folhetos podem ser distribuídos para os seus consumidores? Uma estratégia bastante eficiente para despertar o interesse deles é também distribuir amostras grátis de produtos à venda na sua loja, especialmente os que estão em lançamento. Ao conhecer o produto e sua qualidade, as chances de a pessoa ir até o ponto de venda são grandes!

DADOS PESQUISA: Assim como ocorre com folhetos, os entrevistados possuem uma boa imagem acerca de amostras grátis:

– nove em cada dez concordam que deixam a pessoa por dentro dos novos lançamentos.

– oito em cada dez levam a experimentar e consequentemente a comprar o produto.

4. Distribuição compartilhada pode valer a pena

Uma maneira interessante de otimizar os investimentos em divulgação é adotar a distribuição compartilhada. Com esse recurso, você compartilha a distribuição de folhetos com outra(s) empresa(s) de segmento diferente, mas com áreas de atuação em comum.

Dessa forma, o custo da operação fica mais baixo para todos, sem reduzir o poder de alcance da ação, e você pode direcionar investimentos para outras áreas.

5. Estudos de geomarketing potencializam a estratégia

Você sabe quais são as melhores zonas para distribuir os seus folhetos? Em quais áreas da cidade estão os seus potenciais clientes? E os seus concorrentes?

Uma análise de geomarketing pode revelar essas informações. A partir de ferramentas especializadas, é possível visualizar dados de público ― como nível socioeconômico, escolaridade ou hábitos de consumo ― dentro de um contexto geográfico e, assim, identificar as melhores oportunidades para os seus esforços de divulgação.

6. É possível rastrear a ação em tempo real

Distribuição de folhetos pode e deve ser monitorada. Afinal, você precisa saber se o seu material chegou à área de cobertura que você queria, não é? O mais interessante é que isso pode ser feito em tempo real, com uma ferramenta desenvolvida pelo Grupo Still chamada RTC (real time control).

Por meio de GPS, ela permite gerenciar e monitorar a operação de campo, exatamente enquanto ela acontece. Além disso, os colaboradores envolvidos podem enviar imagens e informações sobre possíveis impedimentos para a entrega.

7. A neurociência mostra o poder da distribuição de panfletos

Mídias digitais estão em alta nos planos de marketing por seu poder de alcance e engajamento com o consumidor. Porém, as mídias impressas não perdem a sua força, especialmente devido à sua efetividade em motivar a tomada de ação.

É isso que mostra uma pesquisa da True Impact Marketing em parceria com o Canada Post. O estudo comparou a recepção de mídias físicas (nesse caso, mala direta) e online (e-mail e anúncios). O resultado mostrou que a mídia física é muito mais persuasiva, mais fácil de entender e absorvida mais rapidamente. Um dos dados que mostrou isso, por exemplo, é que o cérebro exige 21% menos esforço cognitivo para entender a mensagem da mala direta.

Curioso, não é? Essa informação mostra que, em um mundo cada vez mais sobrecarregado de informações, uma mensagem mais fácil de ser absorvida traz mais resultados!

Enfim, agora você já sabe que distribuir folhetos não é simplesmente colocar um material na sacola do cliente que fez as compras no supermercado. Deve haver uma estratégia para embasar as ações, e existe uma série de possibilidades para ter mais resultados com a distribuição do seu material publicitário.

Agora, conheça a Still Distribuidora, que já está há duas décadas no mercado e trabalha com tecnologia e inteligência na gestão da logística publicitária para o seu negócio.

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