As principais tendências de varejo lá fora para ficar de olho, em época de pandemia.

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Os consumidores de hoje esperam muito das lojas que compra. Cada vez mais os clientes buscam experiências personalizadas e memoráveis, além de um atendimento excelente e produtos que realmente resolvem suas necessidades. Enquanto essas tendências de varejo tomam conta do comportamento, o lojista que cumprir os requisitos também ganha com isso. Consumidores fiéis e que ajudam bastante na divulgação da loja são as principais vantagens que quem consegue entregar o que o consumidor quer.

Para cumprir tudo o que os consumidores vêm buscando em razão do Covid-19, os varejistas precisam se atualizar com as principais tendências do varejo. E uma boa forma de olhar para as previsões do futuro do varejo é olhar primeiro para fora do Brasil.

Muitas das tendências de varejo que ditam a forma como devemos trabalhar por aqui vêm de fora e se consolidam antes nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo. Por isso, se você quer sair na frente, olhe para fora do país e busque trazer para cá o que já é sucesso além do Brasil. Para ajudar nessa tarefa, separamos as principais dessas tendências de varejo para você:

Regras de entrega, retorno e devolução

O varejo nos Estados Unidos é conhecido por políticas específicas de devolução e troca de produtos. Por lá, os consumidores conseguem facilmente devolver compras que não atenderam à sua necessidade específica.

No Brasil, a prática ainda não é comum, enquanto nossas lojas ainda sofrem para oferecer um bom serviço de troca, especialmente por questões de logística. Por isso, quem quer apostar em tendências do varejo estrangeiras pode ficar de olho nos Estados Unidos. Por lá, os serviços de troca, devolução e principalmente de entrega estão cada vez mais personalizados.

A tendência que as lojas adotam é oferecer personalização máxima nesses processos, deixando que o consumidor indique na compra a melhor forma para ser encontrado, bem como o que ele espera de políticas de trocas e devolução dos produtos.

Experiências personalizadas ao máximo

Vivemos na era do marketing de experiência. Hoje, os clientes exigem muito mais do que um produto de qualidade e os varejistas precisam entregar muito mais.

Pensando nisso, lojas do mundo todo já estão utilizando de tecnologias e estratégias especiais para facilitar a vida dos clientes (link para o segundo texto). Como varejista, encontre as soluções que se encaixam no seu negócio para satisfazer os clientes e até prever o que ele quer e precisa antes dele mesmo saber!

Nessa tarefa, vale apostar em estratégias de marketing inteligentes e que criem relacionamento com os clientes, bem como em apps e tecnologias inovadoras como inteligência artificial e machine learning. A varejista de moda italiana Yoox, por exemplo, está usando inteligência artificial para sugerir produtos personalizados para seus clientes com base em seus planos futuros.

Atualmente a rede de lojas está investindo em um assistente no estilo personal stylist online e que funciona com inteligência artificial para recomendar a roupa ideal para a ocasião, temperatura, clima, tipo físico e estilo próprio dos consumidores. É o máximo de personalização usando tecnologias inovadoras.

Integração online e offline

O meio online precisa ser bastante explorado pelo varejo. Nesse caso, você não precisa necessariamente ter uma versão ​e-commerce ​da sua loja, mas pode aproveitar da tendência da integração entre online e offline que movimenta lojas fora do Brasil.

A ideia é oferecer praticidade do online na hora de escolher produtos e separá-los para uma compra que pode terminar dentro da loja física. Assim, o cliente consegue escolher com calma o que quer sem perder a comodidade de experimentar os produtos e ter a experiência completa finalizada na loja presencialmente.

Serviços de assinatura personalizada

A personalização dos serviços é uma tendência realmente relevante. Unindo o desejo de ter um atendimento e produtos personalizados com a praticidade que também é um interesse dos clientes, surgem os serviços personalizados de assinatura.

Esse formato de venda está fazendo sucesso nos Estados Unidos e já marca presença no Brasil. A marca de cosméticos The Beauty Box, por exemplo, já disponibiliza um ​serviço de assinatura​ que envia produtos de beleza personalizados para sua casa. Quem adere ao serviço recebe em casa uma curadoria de produtos especiais para seu tipo de cabelo e pele, por exemplo.

Realidade virtual e aumentada

Se a ideia de realidade virtual e aumentada te parece muito distante, pode se preparar para mudar de ideia. Entre as tendências de varejo estrangeiras, o uso de realidades virtuais para oferecer uma experiência diferenciada já é realidade até mesmo no Brasil. Lá fora, marcas como as lojas de móveis Wayfair já oferecem aplicativos que mostram versões 3D dos produtos para o consumidor imaginar como eles ficariam na sua casa.

Se inspirou pelas tendências do varejo? Então passe as ideias adiante compartilhando pelas redes sociais, assim ajudamos a promover o que há de mais novo varejo para o Brasil!

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