Entrega

POST 10 DE AGOSTO DE 2017
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Fatores que influenciam uma distribuição Porta-a-Porta.

Fique por dentro de alguns dos principais desafios enfrentados pelo distribuidor para garantir que o seu planejamento de distribuição de material gráfico seja mais assertivo!

Fatores Climáticos

Sol, chuva e vento podem prejudicar a operação de distribuição das mais diversas maneiras. O sol excessivo, por exemplo, pode comprometer a equipe de distribuição durante o trabalho, pois nessa condição a desidratação e a fadiga vêm rápido, fazendo com que a produtividade na entrega caia consideravelmente. Por isso, certifique-se que a empresa contratada para fazer a distribuição ofereça as condições ideais de trabalho para que a equipe de distribuição faça um serviço completo, cedendo bonés e protetor solar para uso durante a operação, além de exigir pausas contínuas para o funcionário beber água. Dessa forma, você garante agilidade e ritmo de entrega durante todo o percurso!

Outros fatores, como o vento, podem interferir na efetividade da entrega. Afinal, com uma ventania daquelas, é pouco provável que o seu panfleto fique parado no lugar, então, é bom dar maior atenção na colocação do material, seja no portão ou na caixa de correio, nesses dias. O mesmo acontece em dias chuvosos – a chuva danifica o material a ser distribuído, fazendo seu investimento – literalmente – ir por água abaixo.

Fatores Geográficos

Um detalhe importante para ficar atento é a área onde o material será distribuído. Primeiramente, é fundamental entender qual o público-alvo da sua marca e qual o público que vive ou trabalha na região escolhida para a distribuição, pois conhecer o público alvo do material divulgado permite um retorno maior do investimento feito na sua distribuição. O geomarketing é uma ferramenta importante nesse caso, pois é ele quem aponta as áreas com maiores oportunidades para distribuição, atingindo seu público em cheio!

Fatores Gráficos

O tipo de material que está sendo entregue também influencia o trabalho de distribuição. Afinal, o recomendado para que não haja problemas de saúde para quem está distribuindo é carregar, no máximo, entre 6 a 8 quilos, o que equivale em média a 2.000 panfletos. Esse número é baseado em um *estudo onde um carteiro deve carregar, no máximo, 10 quilos sendo homem e 8 quilos sendo mulher, evitando assim, a baixa produtividade e sérios problemas lombares. Então, o tipo de material e o seu peso influenciam não só na saúde, mas também no tamanho da equipe que fará o trabalho.

*Fonte: http://www.sintect-sp.org.br (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba).

Outro ponto para ficar atento são as dobras. Elas precisam ser pensadas de uma forma em que o nome do cliente fique sempre para frente. Saber onde e
como colocar o material de forma visível e preso ao portão é uma garantia de cuidado com a sua marca, maximizando o impacto do material.

Outras Questões Importantes

Existem outros pormenores que a equipe que fará o trabalho deve estar preparada para lidar no seu dia a dia. É o caso da negatividade e descortesia no recebimento do material, além de casos com animais de estimação que podem chegar à porta. Saber lidar com estas situações é fundamental para que a sua marca não saia como vilã na história, evitando confusões.

Ruas interditadas e roupas e calçados inadequados também comprometem a operação. Por isso, são necessários uniformes para melhor identificação, além de bolsas e tênis apropriados. Isso dá um aspecto profissional para a equipe, garantindo grande credibilidade na entrega.

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Como contratar um serviço de distribuição de folhetos?

Você provavelmente já se deparou com seu folheto jogado no bueiro ou clientes afirmando que não receberam o seu material, não é mesmo? Essas situações acarretam no desperdício do seu dinheiro e podem até gerar multas por sujar a via pública, te levando a acreditar que nenhuma empresa de distribuição de folhetos presta seu serviço corretamente. Mas será que você esta selecionando o seu fornecedor da maneira correta?  Quais critérios você usa para escolher seu distribuidor de material promocional?

 

Segundo o instituto Data Folha, 9 em cada 10 pessoas responsáveis pelas compras do lar consultam folhetos antes de definirem suas compras. Diante de números como esse, é imprescindível que você se preocupe com a eficácia da sua distribuição! Neste texto, vamos ajudá-lo a conhecer os três principais pontos para a avaliação de um bom fornecedor de serviços. Veja só:

1. Busque referências

É sempre importante buscar referências com quem conhece o fornecedor em questão. Como, por exemplo, sua capacidade de entrega no prazo estipulado, por quanto tempo ele mantém seus contratos e como ele se sai diante dos desafios. Se as informações que você encontrar forem positivas, são bons sinais de que o serviço será bem prestado.

2. Conheça a estrutura da empresa

Inicie seu processo de seleção visitando seu potencial fornecedor. Conheça sua capacidade de armazenamento, seus departamentos e os processos que utiliza para a execução do trabalho. Identifique se o local tem alvará de funcionamento, condições de segurança contra incêndio, um auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e a garantia de uma seguradora. Estes são indicadores de que esta é uma empresa responsável, que irá encarar o seu trabalho com seriedade.

3. Pesquise sobre a saúde financeira do fornecedor

Mas você sabe quais as melhores formas de identificar a saúde financeira do seu fornecedor? Enquanto empresas de capital aberto são obrigadas a publicar balanços, em empresas menores é possível fazer essa avaliação através das certidões negativas de débitos (também chamadas de CNDs), pela busca de processos nas juntas trabalhista e cível, pelos seus níveis de faturamento ou pelos seus principais clientes. Todos esses são indicadores de uma boa saúde financeira e uma avaliação desses critérios pode definir a escolha de um parceiro mais confiável.

Contratando uma empresa que não tenha algum ou nenhum dos pré-requisitos citados, é muito provável que você contrate uma mão de obra desqualificada e com péssimas condições de trabalho. Com isso, a sua empresa acaba sendo corresponsável pelas más condições de trabalho dos entregadores, pois fatos como exposição ao sol sem proteção, falta de alimentação, baixíssima remuneração e até mesmo exploração de mão de obra infantil são bastante recorrentes.

Agora que você já conhece os principais requisitos para uma boa contratação, analise seus fornecedores e garanta a melhor prestação de serviço. A negligência na contratação de um fornecedor pode não só comprometer a qualidade da sua entrega, mas também causar prejuízos financeiros e sociais. Seja consciente e inteligente na procura de um parceiro pois, como em todo segmento, existem boas empresas prestando um bom serviço.

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