Você provavelmente já se deparou com seu folheto jogado no bueiro ou clientes afirmando que não receberam o seu material, não é mesmo? Essas situações acarretam no desperdÃcio do seu dinheiro e podem até gerar multas por sujar a via pública, te levando a acreditar que nenhuma empresa de distribuição de folhetos presta seu serviço corretamente. Mas será que você esta selecionando o seu fornecedor da maneira correta? Quais critérios você usa para escolher seu distribuidor de material promocional?
Segundo o instituto Data Folha, 9 em cada 10 pessoas responsáveis pelas compras do lar consultam folhetos antes de definirem suas compras. Diante de números como esse, é imprescindÃvel que você se preocupe com a eficácia da sua distribuição! Neste texto, vamos ajudá-lo a conhecer os três principais pontos para a avaliação de um bom fornecedor de serviços. Veja só:
1. Busque referências
É sempre importante buscar referências com quem conhece o fornecedor em questão. Como, por exemplo, sua capacidade de entrega no prazo estipulado, por quanto tempo ele mantém seus contratos e como ele se sai diante dos desafios. Se as informações que você encontrar forem positivas, são bons sinais de que o serviço será bem prestado.
2. Conheça a estrutura da empresa
Inicie seu processo de seleção visitando seu potencial fornecedor. Conheça sua capacidade de armazenamento, seus departamentos e os processos que utiliza para a execução do trabalho. Identifique se o local tem alvará de funcionamento, condições de segurança contra incêndio, um auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e a garantia de uma seguradora. Estes são indicadores de que esta é uma empresa responsável, que irá encarar o seu trabalho com seriedade.
3. Pesquise sobre a saúde financeira do fornecedor
Mas você sabe quais as melhores formas de identificar a saúde financeira do seu fornecedor? Enquanto empresas de capital aberto são obrigadas a publicar balanços, em empresas menores é possÃvel fazer essa avaliação através das certidões negativas de débitos (também chamadas de CNDs), pela busca de processos nas juntas trabalhista e cÃvel, pelos seus nÃveis de faturamento ou pelos seus principais clientes. Todos esses são indicadores de uma boa saúde financeira e uma avaliação desses critérios pode definir a escolha de um parceiro mais confiável.
Contratando uma empresa que não tenha algum ou nenhum dos pré-requisitos citados, é muito provável que você contrate uma mão de obra desqualificada e com péssimas condições de trabalho. Com isso, a sua empresa acaba sendo corresponsável pelas más condições de trabalho dos entregadores, pois fatos como exposição ao sol sem proteção, falta de alimentação, baixÃssima remuneração e até mesmo exploração de mão de obra infantil são bastante recorrentes.
Agora que você já conhece os principais requisitos para uma boa contratação, analise seus fornecedores e garanta a melhor prestação de serviço. A negligência na contratação de um fornecedor pode não só comprometer a qualidade da sua entrega, mas também causar prejuÃzos financeiros e sociais. Seja consciente e inteligente na procura de um parceiro pois, como em todo segmento, existem boas empresas prestando um bom serviço.