Como preparar a sua loja para a melhor época do varejo

O fim do ano é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento e equilibrar as contas da sua loja. A intenção é virar o ano com o pé direito e se preparar para os desafios dos próximos meses! Mas você sabe o que precisa fazer para aproveitar bem a melhor época para o varejo?

Depois da Black Friday, no final de novembro, os dias passam em um piscar de olhos. Por isso, é preciso se planejar com antecedência para que esses momentos sejam vantajosos para você. Assim como a sua empresa, os concorrentes também estarão se preparando para essa época ― então, é hora de se destacar.

Agora, neste artigo, vamos ver como você deve se preparar para o fim de ano e obter os melhores resultados! Confira as nossas dicas:

Prepare-se para as etapas de vendas do fim do ano

Engana-se quem pensa que o Natal se resume ao dia 25 de dezembro. Para o varejo, essa data começa muito antes e se desmembra em diferentes etapas até o fim do ano. Para cada uma delas, é possível pensar em diferentes estratégias:

  • No início de dezembro, acontecem as compras de Amigo Secreto, que começam a aquecer o comércio. Geralmente o ticket médio é mais baixo nessa época, por isso o indicado é focar nos produtos de valor mais acessível.
  • Na metade do mês, comece as promoções de Natal para incentivar a compra de quem já está comprando os presentes. Destaque as novidades, lançamentos e os diferenciais da sua loja.
  • Perto do dia 24, começam as compras de última hora, o que acelera a tomada de decisão. Nesse momento, facilite a escolha do consumidor, destacando os produtos de maior saída.
  • Após o Natal, os consumidores voltam às lojas para trocar os presentes e buscar boas oportunidades de descontos. Aproveite para fazer saldões e liberar o estoque que não foi vendido para começar o próximo ano com um bom faturamento.

Analise os estoques e as finanças

O fim de ano é uma época de alta movimentação nas lojas. Por isso, você precisa estar preparado para atrair clientes, vender e faturar acima do volume normal.

Isso envolve, então, projetar as vendas para analisar se você tem estoques suficientes. Afinal, seria frustrante para o consumidor se interessar por algum produto da sua loja, mas não o encontrar disponível. Além disso, você deve verificar quais produtos estão encalhados e podem receber descontos para liberar o estoque antes do fim do ano.

Para criar ofertas e descontos, também é necessário organizar as suas finanças. Além de preparar as planilhas de vendas e fluxo de caixa, revise as suas margens de lucro para saber quanto você pode reduzir. A intenção é ter preços atrativos, mas sem perder lucratividade.

Estruture as campanhas de marketing

Para o varejo, Natal é época de escoar o estoque, atrair novos clientes e aumentar o volume de vendas. Porém, as vendas não acontecem naturalmente ― é preciso investir para atrair a atenção do consumidor nesse período.

Por isso, estruture as suas campanhas de marketing para impulsionar as vendas. Lembre-se dos clientes que já conhecem a sua loja ou já compraram com você. Para isso, revise o cadastro de clientes para enviar mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp. Identifique quem são os clientes mais fiéis ou que têm o ticket médio mais alto, por exemplo, e crie ofertas segmentadas e personalizadas.

Além disso, pense em como potencializar a divulgação dos produtos. Isso pode ser feito pela internet, por meio das redes sociais ou links patrocinados, ou o marketing offline, com a distribuição de panfletos para os consumidores, por exemplo.

Prepare o visual da sua loja para o Natal

Além de atrair clientes com o marketing online e offline, também é preciso chamar a atenção de quem passa pela sua loja. Esse é o papel do visual merchandising, ao montar uma vitrine de Natal estratégica, que considere cada etapa desse período para destacar os produtos certos e persuadir o consumidor.

Mas o visual merchandising não pensa apenas na vitrine. Essa estratégia também visa converter os clientes que já estão dentro da loja ao melhorar a sua experiência de compra. Com produtos expostos corretamente, é possível gerar mais vendas e aumentar o ticket médio.

Enfim, o Natal é a principal época do varejo brasileiro. Mesmo com a instabilidade na economia e na política do país, essa data se mantém firme no comércio. Esse é o momento em que os consumidores fazem de tudo para presentear os familiares e amigos e terminar bem o ano! Por isso, os lojistas também devem aproveitar essa época para fechar o ano com o caixa saudável.

Então, aproveite as dicas acima para movimentar a sua loja em dezembro, atrair novos clientes e aumentar as vendas. É isso que a sua loja precisa para começar o novo ano de bem com as suas finanças!

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