Fique por dentro de alguns dos principais desafios enfrentados pelo distribuidor para garantir que o seu planejamento de distribuição de material gráfico seja mais assertivo!
Fatores Climáticos
Sol, chuva e vento podem prejudicar a operação de distribuição das mais diversas maneiras. O sol excessivo, por exemplo, pode comprometer a equipe de distribuição durante o trabalho, pois nessa condição a desidratação e a fadiga vêm rápido, fazendo com que a produtividade na entrega caia consideravelmente. Por isso, certifique-se que a empresa contratada para fazer a distribuição ofereça as condições ideais de trabalho para que a equipe de distribuição faça um serviço completo, cedendo bonés e protetor solar para uso durante a operação, além de exigir pausas contÃnuas para o funcionário beber água. Dessa forma, você garante agilidade e ritmo de entrega durante todo o percurso!
Outros fatores, como o vento, podem interferir na efetividade da entrega. Afinal, com uma ventania daquelas, é pouco provável que o seu panfleto fique parado no lugar, então, é bom dar maior atenção na colocação do material, seja no portão ou na caixa de correio, nesses dias. O mesmo acontece em dias chuvosos – a chuva danifica o material a ser distribuÃdo, fazendo seu investimento – literalmente – ir por água abaixo.
Fatores Geográficos
Um detalhe importante para ficar atento é a área onde o material será distribuÃdo. Primeiramente, é fundamental entender qual o público-alvo da sua marca e qual o público que vive ou trabalha na região escolhida para a distribuição, pois conhecer o público alvo do material divulgado permite um retorno maior do investimento feito na sua distribuição. O geomarketing é uma ferramenta importante nesse caso, pois é ele quem aponta as áreas com maiores oportunidades para distribuição, atingindo seu público em cheio!
Fatores Gráficos
*Fonte: http://www.sintect-sp.org.br (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba).
Outro ponto para ficar atento são as dobras. Elas precisam ser pensadas de uma forma em que o nome do cliente fique sempre para frente. Saber onde e
como colocar o material de forma visÃvel e preso ao portão é uma garantia de cuidado com a sua marca, maximizando o impacto do material.
Outras Questões Importantes
Ruas interditadas e roupas e calçados inadequados também comprometem a operação. Por isso, são necessários uniformes para melhor identificação, além de bolsas e tênis apropriados. Isso dá um aspecto profissional para a equipe, garantindo grande credibilidade na entrega.