🔒 O que é mala direta?

A internet trouxe poder para as empresas se conectarem aos consumidores com uma comunicação segmentada e personalizada. Porém, antes mesmo das redes sociais e do e-mail marketing, já existia uma estratégia de marketing capaz de atender a esse objetivo: a mala direta.

A entrega porta a porta de materiais promocionais não perdeu sua relevância para divulgar ofertas exclusivas e estreitar o relacionamento com o consumidor e pode funcionar muito bem se for integrada ao marketing digital.

Se você quer saber mais sobre o que é e como funciona a mala direta, acompanhe agora este artigo:

Mala direta é uma estratégia de divulgação porta a porta: materiais publicitários, como flyers, panfletos e folhetos, são entregues aos consumidores em suas caixas de correspondência.

A mala direta é usada para divulgar novidades e ofertas exclusivas, como a abertura de um estabelecimento no bairro ou um cupom de desconto no mês de aniversário. Com isso, a intenção das empresas é se aproximar do consumidor com uma comunicação mais direta e personalizada.

Muitas vezes, a mala direta é usada para chegar a locais em que a panfletagem convencional não consegue, como condomínios fechados ou prédios com portaria (geralmente com maior poder aquisitivo). Nesses casos, o panfleto não pode ser deixado na caixa de correios, então ele deve ser enviado como correspondência para o endereço específico do destinatário.

Se for comparada a outras estratégias de marketing, especialmente offline (como anúncios de rádio e jornal), a mala direta é barata e tem um ótimo custo-benefício. Isso porque ela não é uma mídia de massa, que tende a alcançar muitas pessoas que não estão interessadas no que a empresa tem a dizer.

Em vez disso, o material é entregue apenas a consumidores que têm o perfil desejado pela empresa, que até já são clientes ou que já demonstraram no mínimo algum interesse nos seus produtos. Assim, a marca consegue entregar mensagens mais relevantes e personalizadas, atrair o interesse do público e aumentar a fidelidade.

Bateu a curiosidade de saber como funciona a mala direta? Ela pode ser uma excelente ferramenta para aumentar as vendas do seu negócio. Você só precisa saber como executar essa estratégia. Acompanhe agora os passos:

1. Planejar

Como qualquer estratégia de marketing, é preciso planejar para conseguir os resultados desejados. No caso da mala direta, você precisa definir qual é o seu objetivo: atrair novos clientes, fidelizar os clientes atuais, divulgar um novo produto, enviar ofertas específicas?

Além disso, você também deve analisar o orçamento disponível e estabelecer algumas metas, como o alcance total, a quantidade de clientes adquiridos ou fidelizados com a ação, o retorno financeiro desejado etc.

2. Segmentar

Um dos segredos de uma ação de mala direta bem sucedida está na qualidade do mailing. É a partir dele que a empresa saberá direcionar as entregas para o público certo.

Por isso, você deve manter um cadastro de clientes (atuais e potenciais) atualizado e em crescimento — aqui entra a importância de integrar com o marketing digital para atrair mais e mais cadastrados.

Então, com os dados coletados, você pode segmentar as entregas da mala direta conforme o perfil do público, o endereço, os interesses, entre outros aspectos.

3. Criar

A segmentação do público também serve para criar mensagens mais adequadas para o perfil e os interesses de cada cliente.

Nessa etapa, então, é hora de pensar no formato, no layout, no texto, nas imagens e nas chamadas mais interessantes e persuasivas para os consumidores que receberão o material. Lembre-se de focar nos benefícios para o cliente e evitar ser prolixo para não dispersar a atenção.

Dê uma atenção especial à chamada final. Ela deve deixar claro o que você quer que o cliente faça, por exemplo: “visite a nossa loja”, “aproveite o desconto”, “compre agora no nosso site”, “peça um orçamento”.

4. Imprimir

Depois da criação do material, é hora de imprimi-lo em uma gráfica de confiança, que garanta a qualidade da impressão e a entrega no prazo estipulado. Para a mala direta, é importante dar atenção à etiquetagem (com os dados dos destinatários) e à embalagem, para que chegue em bom estado às mãos dos consumidores.

5. Entregar

Por fim, com o material criado e impresso, talvez você esteja se perguntando: e agora, devo ir de porta em porta entregando meus panfletos? Não precisa, não. Você tem duas opções para a entrega dos materiais impressos: Correios ou empresas especializadas.

É isso mesmo: não é só os Correios que podem fazer entrega de mala direta. Empresas privadas também têm essa permissão, conforme esclarece uma decisão do STF de 2009.

Para cada fornecedor, é importante saber as suas especificidades de formatos, embalagens e etiquetagens, bem como os custos para realizar a entrega. Informe-se sobre isso antes mesmo de planejar a estratégia, pois cada empresa oferece um serviço diferente que pode impactar na criação do material e segmentação do público.

Agora, se você gostou da ideia de investir em mala direta para divulgar a sua empresa, saiba que pode contar com a Stiil. Além da panfletagem tradicional, também realizamos entregas de mala direta para atrair mais clientes e aumentar as vendas da sua empresa. Peça um orçamento e saiba como podemos atender você!

 

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