🔒 Tecnologias inovadoras no varejo que facilitam a vida dos seus clientes

A inovação é um conceito que propõe criar novas soluções ou transformar as já existentes a fim de melhorar a vida das pessoas e organizações. Aplicando a ideia de inovação no varejo, tecnologias inovadoras surgem a todo momento para simplificar processos, tornar as vendas mais ágeis e mais ainda: para facilitar a vida dos clientes.
Para entender de vez como a tecnologia pode facilitar a vida dos seus clientes, conheça nossas dicas. Separamos algumas das tecnologias inovadoras mais promissoras para o varejo. Veja e aprenda como elas podem ajudar, independentemente do seu ramo de atuação ou do porte da sua loja:

Integração online e offline

Não importa se sua loja é física, ela vai precisar da internet. Por isso, tecnologias inovadoras que promovem a integração total entre online e offline estão fazendo sucesso no varejo. Cada vez mais, os varejistas devem integrar os canais online e offline para atender melhor os clientes e melhorar sua experiência de compra. Para quem tem uma loja física, aposte nas tecnologias para criar relacionamento com seu consumidor e melhorar a vida dele. Vale apostar em apps próprios para a loja, em um canal de atendimento online ou em uma extensão virtual da loja em que o cliente possa separar produtos, pesquisar suas compras e até mesmo fazer a compra e terminar na própria loja.

Um ótimo exemplo de integração online e offline, é o Retira Rápido das Casas Bahia, onde você tem a comodidade de comprar online, não tendo que esperar a entrega e ainda economiza no frete, retirando seu pedido no Ponto de Retirada escolhido.

Etiquetas RFID

Identificar produtos e reconhecê-los por um código de barras é bem prático, certo? Imagine então se esse processo pudesse ser ainda mais otimizado.
Essa é a proposta das etiquetas RFID (Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência), que utilizam tecnologias inovadoras gravadas em chips para ler códigos de produtos. A varejista americana Macy’s é um exemplo de loja que vêm utilizando das RFID para facilitar o trabalho de vendas e de gestão de estoque, mas a novidade já é encontrada pelo Brasil.
Ao contrário do código de barras, a leitura de etiquetas RFID é melhorada por algumas vantagens. É possível ler vários produtos ao mesmo tempo, sem precisar identificar cada código, o que agiliza o processo de pagamento, por exemplo. Além disso, as compras ficam mais seguras e ainda é possível ler os códigos a uma pequena distância, mas ainda melhor se comparada com a proximidade exigida pelo código de barras.

Novos meios de pagamento

O dinheiro como conhecemos já evoluiu para os cartões e agora passa por uma nova transição. Cada vez mais, soluções de pagamentos sem dinheiro e sem nem precisar pegar em cartões de crédito e débito surgem para facilitar a vida dos clientes.
Tecnologias inovadoras como o PicPay , por exemplo, já são utilizadas por lojas no Brasil para autorizar pagamentos entre pessoas e empresas. De forma muito segura, tanto para o consumidor quanto para o lojista, vale conhecer esse tipo de solução que utiliza apenas de aplicativos para smartphones para fazer transações financeiras.

Chatbots e inteligência artificial

Inteligência artificial não é mais um conceito dos filmes de ficção científica. Pelo contrário: no dia a dia dos negócios já dá para sentir o impacto e usar das vantagens dos computadores e programas inteligentes.
Um bom exemplo disso é o uso de chatbots no varejo. Os chatbots são programas virtuais programados para simular uma conversa real entre pessoas. Eles podem ser usados para tirar dúvidas, oferecer novidades para os clientes e até para ouvir as insatisfações dos consumidores. A vantagem pode ser útil tanto nas lojas online quanto para lojas físicas, já que os chatbots podem ser programados para relacionamento via Whatsapp e Facebook Messenger, por exemplo.

Realidade virtual

A realidade virtual é outra das tecnologias inovadoras que parece coisa de ficção, mas já existe com potencial para transformar o varejo. Com aplicativos para smartphone e óculos caseiros que se encaixam aos aparelhos, as lojas já conseguem simular a experiência de escolher, experimentar e testar produtos por realidade virtual e aumentada. Clientes da rede de lojas de utilidades Ikea, por exemplo, já podem utilizar de realidade virtual para visualizar como os produtos da loja ficariam na sua casa.

A Tok&Stok, já é uma loja física e online de móveis e acessórios ótima para decorar a casa. Para melhorar ainda mais a experiência de comprar online, desenvolveu o TokStok DecoRA, um sofisticado app de Realidade Aumentada. A ferramenta permite visualizar um móvel virtual na imagem de um espaço real.

 

O varejista que não acompanhar essa evolução pode ficar estagnado no tempo e perder bons negócios. Veja que processos da sua empresa podem ser aprimorados pela tecnologia e busque especialistas nessa área. Não perca tempo e tenha muito sucesso com seus clientes e com todas as suas demandas internas!

Se inspirou pelas tecnologias inovadoras? Então passe as ideias adiante compartilhando pelas redes sociais e ajude a promover a tecnologia no varejo brasileiro!

Conte para nós o que achou de nosso artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *