🔒 Vídeo: 5 mitos sobre a distribuição de folhetos.

Confira o vídeo abaixo com  Roberto, Robson e Edemilson sobre os 5 mitos da distribuição de folhetos. Abaixo do vídeo seguem os 2 posts que foram citados pelos especialistas em distribuição de mídia impressa no Brasil.

 

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Direção: Still Blog | Edição: RB Comunicação 

Hoje vamos falar sobre cinco mitos da distribuição de folhetos,aquela famosa crença que as pessoas acreditam, mas nem sempre são verdade, vamos pro primeiro mito então; O primeiro que é ate o mais relevante é você acreditar que um distribuidor só consegue distribuir até 2.000 folhetos, os diretores comerciais ouvem muito isso sobre a quantidade de folhetos que podem ser distribuídos e isso é falso, depende do distribuidor, o distribuidor às vezes não distribui essa quantidade, podendo até distribuir menos que isso, a palavra é depende, porque você ta falando sobre o quê? Por exemplo, qual o peso do material, qual a região que ele está circulando, essa região tem mais domicílios ou tem menos domicílios, é uma região mais íngreme, então tem muita coisa que tem influência. O que nós fizemos a alguns anos, se não me engano foi em 2016 ou 2017,nós fizemos um estudo científico para tentar entender qual a produtividade do distribuidor de folhetos, o nome desse estudo é Fatores que influenciam uma distribuição porta-a-porta e nós percebemos que são vários fatores que influenciam nessa produtividade e esse estudo fez inclusive com que nós mudássemos as métricas, hoje a Still trabalha com a métrica de produção de produtividade que não é o número de folhetos distribuídos pelo distribuidor, na verdade, é o quanto ele percorre, o quilometro percorrido, se você for analisar, por exemplo, ele pode percorrer 15 ou 17 km numa região onde a densidade demográfica é muito alta existe muito mais domicílios do que se ele percorrer uma densidade onde o número de domicílios é muito menor, vamos dar um exemplo melhor, em São Paulo temos Itaim Paulista e Auto Pinheiros, sendo que Itaim paulista tem casa a cada dois metros e no auto pinheiros tem casa a cada 10 ou 15 metros, então você vê o quanto de folheto que pode ser entregue em Itaim paulista que pode ser de 1.500 folhetos e no auto paulista a quantidade cai para 200 ou 300, mas nós temos uma preocupação com o desgaste físico do rapaz que faz essas entregas de folhetos, claro que tem umas pessoas que performam mais que outras, então nós levamos tudo isso em conta na hora de distribuir esses folhetos, com tudo isso esse é o primeiro mito que nós quebramos aqui.

Vamos citar mais um mito por aqui que é não existe nenhuma empresa distribuidora de folhetos que seja boa!todas elas jogam o meu folheto fora, esse é um outro mito e nós já ouvimos falar muito dele e a Still ta aqui a quase duas décadas sendo referência no mercado nacional, entregamos em todo o Brasil, só a ascenção que a Still já teve mostra sim, que existem empresas boas. Os grandes players do mercado nacional e internacional investem em mídia impressa e com isso a mídia impressa dá resultado sim e para isso você precisa encontrar o parceiro certo para você conseguir encontrar esse resultado satisfatório que você espera. Existem vários fatores que você pode usar para contratar uma empresa que é você saber se essa empresa tem um alvará de funcionamento, se ela tem um bom espaço para

armazenar o material, são vários fatores para se saber se essa empresa tem qualidade e estrutura para melhor te atender, você também pode entender qual a saúde financeira desse parceiro, você tem inúmeras opções no mercado e na grande maioria das vezes você acaba optando por aquela que é mais barata sem se preocupar com o que vem atrás dessa cadeia, quando você começar a se preocupar com essa empresa, se ela funciona direito, se o material nessa empresa é bem armazenado, se ela tem uma saúde financeira boa, você não está se preocupando com a empresa e sim com o tipo de serviço que será prestado á você, essa responsabilidade é sua, você pensa numa cadeia de operação que tem uma empresa de distribuição de folhetos se esse material vai sair na mão de um distribuidor, cada vez que ele barateia esse serviço ele vai barateando a cadeia inteira, fazendo com que aquela pessoa que está na base da pirâmide trabalhando ela pode até estar num serviço semi-escravo ou num tipo de trabalho que fornece uma remuneração muito próxima de zero e isso é uma operação ruim e também falta um pouco de engajamento da empresa que é aquele negócio que a empresa não delega e sim que ela delarga essa distribuição, ele simplesmente da a distribuição dele para uma pessoa e não faz o acompanhamento necessário, não está presente, não faz o acompanhamento na rua para ver se esse material está realmente sendo distribuído então como ele não tem muito controle ele fica com essa sensação de que esse material não está sendo entregue, enfim, fica essa crença de que não existe empresas de distribuição de folhetos que sejam boas e que, na verdade, existem, mas você que não contratou. É você que tem que procurar melhor, porque no final o culpado é você porque existem empresas muito boas no mercado.

Vamos agora pro terceiro mito que é Meu folheto foi entregue mesmo? Que é basicamente o que mais ouvimos, tem uma região que é demarcada para esse folheto ser entregue, mas aí às vezes ele sai para rua ou não consegue chegar em determinado local, isso acontece na maioria das vezes porque você perde o controle e fica com essa sensação de que não sei se meu folheto foi entregue, e por isso hoje em dia nós temos inúmeras ferramentas, entre elas tem uma bem assertiva que é o RTC que é o real time control ,que é onde você consegue localizar cada distribuidor dentro da sua área de atuação, com isso você vai saber exatamente onde seu folheto foi entregue, então com isso hoje essa crença está derrubada poque existem ferramentas que lhe dizem onde e como seu folheto foi entregue. É claro que uma empresa pode sim, jogar seu folheto fora ou até mesmo fazer uma má entrega, o que essas ferramentas fazem é diminuir essas possibilidades.

Vamos então pro quarto mito dessa lista que é a Mala direta é cara? Na verdade, ela não é cara, ela é muito assertiva e quando você acaba distribuindo folheto você pagar um real e ele não for entregue aí sim! Isso se torna caro, mas a mala direta por ser muito assertiva ela acaba se tornando muito viável, não vou dizer barata porque em relação de custo cada um tem o seu, existem alguns pontos que vamos discutir agora. Ficamos então imaginando que são vários locais em que a

distribuição porta-a-porta tem muita dificuldade de penetração, se você pegar, por exemplo, áreas verticalizadas ou condomínios fechados a distribuição porta-a-porta encontra muita dificuldade de penetração e se você tem uma base de dados do seu cliente a facilidade que você tem de entregar o material endereçado para aquele cliente é grande porque é lei inclusive que ele tem direito a receber esse material, nenhum condomínio, nenhuma área privada pode impedir essa entrega então de certa forma facilita e você consegue chegar no cliente que você tem dificuldade por outros meios físicos, esse é um ponto, o outro ponto que é super bacana de você falar sobre a operação é se você vai fazer uma operação grande de uma distribuição de mídia impressa, queria deixar só um adendo aqui, para quem não faz geo marketing, vamos trabalhar porque é uma ferramenta super importante para você fazer ações de distribuições planejadas, com isso você consegue fazer mala direta com esse material para esse público específico. Quanto que o pessoal dessa área não investe para ter um clique na internet, na hora de você fazer esse clique ele se torna mais caro do que fazer mala direta e ainda esse clique na internet não quer dizer que você vai ter engajamento, então às vezes você não tem essa noção de quanto sai caro esse clique, sem saber você acaba pagando de R$2,OO a R$3,00 reais em clique em vez de estar pagando 0,50 centavos ou R$1,00 pela mala direta.

Para deixar claro aqui, nós acreditamos sim na mídia digital e acreditamos na interação desses materiais, antes de irmos pro último item dessa lista, vamos falar aqui de um submito dentro do mito da mala direta que é que somente o correio faz entrega de mala direta e isso é mentira, nós viajamos bastante, já viajamos 12 países fazendo pesquisas sobre esse mercado e nós vimos la fora que as empresas que fazem essa distribuição de folhetos são empresas oriundas dos correios, de distribuição de jornais e essas empresas são realmente concorrentes dos correios e aqui no Brasil por conta de um monopólio a gente não vê isso, até por conta da origem do mercado, mas existem sim, empresas que fazem distribuição de mala direta, a Still é uma delas com ferramentas que os correios não têm. Então você tem sim, empresas que fazem essa entrega mais rápidas, com ferramentas melhores e que são mais baratas que os correios. Para finalizar esse mito sobre mala direta, a mala direta é relacionamento! É muito legal fazer mala direta para querer se relacionar melhor com seu cliente, é bastante formal e tem muita parceria.
O último mito agora para gente fechar esse assunto que é o Folheto vai acabar? A mídia digital vai ocupar todo esse espaço? Não cai nessa onda não pessoal, como já falamos aqui nós viajamos 12 países para entender a folheteria física e toda a inovação existente neles e tirando raríssimas exceções a folheteria física não acabou em lugar nenhum, o material físico e o digital em vários países eles se complementam, na verdade, o digital veio sim, com força, ele já tomou uma parcela do trabalho físico, mas o trabalho físico ainda é muito importante, diversos estudos que envolvem neurociência diz que o folheto físico tem bastante relevância na memória do ser humano que interage com folhetagem, mas é lógico que o digital

tem o seu valor. Nós fizemos uma pesquisa data folha á uns três anos atrás que trata sobre o perfil de quem consome o mercado do varejo de forma geral, e esse perfil é de pessoas que tem em torno de 35 anos, maioria público feminino e 85% desse perfil gosta de receber mídia impressa antes de definir o que comprar, e agora recente á umas duas semanas atrás saiu uma matéria no Bom Dia Brasil que também trata dessa situação, da quantidade de pessoas que gostam de receber o folheto físico antes de ir ao supermercado fazer suas compras, com esses números no Brasil o mercado da folheteria caminha ainda muito forte, nós acreditamos que o folheto impresso ainda tem umas décadas de vida, sabemos também que o digital está tomando muito espaço e é por isso que nós da Still estamos aqui para não defender somente o folheto físico, tanto é que estamos lançando hoje aqui na APAS um produto que é digital, nós da Still nos preocupamos com um mercado que tem que entregar valor ao nosso cliente independente se é físico ou digital o nosso foco sempre foi o resultado e a ferramenta que estamos lançando hoje aqui que é a Still Direct vem ao encontro disso que é trazer resultados pro nosso cliente.

Para finalizar, o folheto físico vai acabar e o digital vai dominar o mercado todo? A resposta que deixamos é que NÃO, nós da still ( www.stilldistribuidora.com.br ) estaremos sempre aqui para trazer resultado pros nossos clientes.

ATÉ A PRÓXIMA!!

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